Festa do Divino de Mogi das Cruzes arrecada doações para produção de cartuchos de doces
18/05/2025
(Foto: Reprodução) Cones de cartolina recheados com doces são entregues às crianças e jovens no final da procissão de Pentecostes. População pode doar balas, pirulitos, cola, papel crepon e outros itens até 19 de maio. Voluntários se reúnem para fazer os cartuchos do Divino
Andreia de Siqueira/Arquivo pessoal
A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes arrecada doces e outros itens para a confecção do cartucho. Ele é um cone de cartolina recheado com doces e entregue às crianças e jovens no final da Procissão de Pentecostes.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
A professora Andreia da Silva Pires de Siqueira é a responsável pela organização dos cartuchos. Ela estima que este ano devem ser confeccionados cerca de 300 cartuchos recheados com doces, uma medalha do Divino e papel picado.
Quem quiser pode doar balas, doce de leite, balas de goma, guarda-chuvas de chocolate e pirulitos. Também são aceitos os materiais para a confecção do cartucho que é a cartolina branca, papel crepon vermelho e cola.
A Festa do Divino de Mogi das Cruzes de 2025, acontece de 29 de maio e 8 junho. O tema da festa é “Divino Espírito Santo e São Francisco, nosso irmão! Ensinai-nos a contemplar o esplendor da criação”.
O evento é comandado pelo festeiro João Pedro Mota e os capitães-de-mastro Lizandro Leonardo da Silva Corrêa e Patrícia Aparecida do Espírito Santo Corrêa.
Andreia de Siqueira explica que os cartuchos simbolizam um agradecimento a quem esteve na procissão.
“Crianças, jovens, os anjinhos de promessa que estão na frente da procissão, os pequenininhos, eles recebem. […] Uma forma de evangelizar também, porque querendo ou não, dentro do cartucho tem a medalhinha, leva muito carinho para cada um. Uma forma de mostrar que o servir é gratificante demais nas nossas vidas e eles ficam muito felizes com o cartucho que acabam recebendo”, destacou.
As doações podem ser entregues até 19 de maio, na rua Francisco Martins, 15, no Socorro, em Mogi das Cruzes. Mais informações pelo telefone 11 999136762.
Tradição
Os cartuchos da Festa do Divino fazem parte da família de Andréia há muitos anos. Quando o avô dela foi festeiro em 1958, foi a tia de Andréia quem organizou os presentes. Em 1994, ela entregou os cartuchos a pedido da prima, Silvania Grinberg, que era a festeira.
Ela ficou alguns anos afastada da organização dos doces. Mas, quando Silvania Grinberg se tornou coordenadora da procissão pediu que Andreia assumisse os cartuchos.
“Quando minha prima assumiu a procissão […] ela perguntou: você topa fazer os cartuchos? Eu falei: topo. Ela falou: mas agora tem que fazer, né?! Não é só entregar, tem que fazer. Falei: pode deixar, vamos fazer isso sim. E aí nós começamos a fazer”, contou.
A confecção dos cartuchos já tem data. Andréia vai receber os voluntários em casa nos dias 21 e 28 de maio. Ela destacou que todos os cartuchos são finalizados antes do fim da festa.
“É um momento maravilhoso, porque a gente bate-papo, e desde o ano passado a gente tem um momento que a gente faz a Coroa do Divino. Vem uma rezadeira do Divino aqui pra isso e é um momento de união, é um momento de servir a Deus, né?”, detalhou.
Leia também
Símbolo do Espírito Santo inspira trabalho de artesãos de Mogi das Cruzes
Festa do Divino de Mogi das Cruzes busca reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil
A primeira vez que Andreia entregou os cartuchos foi em 1994
Andreia de Siqueira/Arquivo pessoal
Crianças e adultos confeccionam cartuchos de doces da Festa do Divino
Veja tudo sobre o Alto Tietê